terça-feira, 30 de junho de 2009

Momento de descontracção

Vídeo genial, totalmente feito em flash....Somente para apreciar com tranquilidade.

Facebook em risco? Não...

A maior rede social da internet poderá estar em risco…Quem o diz são os próprios responsáveis do Facebook que dizem que não conseguem suster o cibercrime e garantir a segurança e privacidade dos mais de 200 milhões de utilizadores.

Agora que o Myspace perdeu importância, os hackers ameaçam a rede social do momento…processo que custa às empresas americanas milhões de dólares por ano!!! As queixas dos utilizadores já começam a surgir.

Já estou mesmo a ver…centenas de spam, vírus, browsers a abrir uns a seguir aos outros sem parar… “Os hackers vão onde as pessoas vão”,afirma uma investigadora da empresa Scansafe.

Certo, mas se já sabem para onde eles vão que tal precaverem essa situação?! Pois…enganem-me que eu gosto!!

Web 3.0 - O futuro ou manobra de marketing?

Nos últimos tempos tem-se assistido a uma discussão sobre o presente e futuro da Web. A Web 3.0 começa a ser cada vez mais falada contudo o conceito ainda não é pacífico.

O conceito de Web 3.0 (ou Web semântica) foi mencionado pela primeira vez em 2006 num artigo no The New York Times, por John Markoff, que dizia que os projectos/produtos desenvolvidos por empresas como a Google e a IBM baseados em usos simples e práticos já se concentravam nesta técnica.

Quanto a mim acredito que ainda vai haver Web 4.0, Web 5.0, Web6.0... Duvidam? Esperem para ver!!

Obra de Joana Vasconcelos leiloada na Christie’s


Portugal continua a somar talentos reconhecidos fora de portas. Afinal não é só Cristiano Ronaldo que é apreciado pela sua arte. Hoje chegou a vez de Joana Vasconcelos. A escultura portuguesa há muito que é falado pelos seus trabalhos alternativos, mas hoje o dia é especial para Joana.

Pela primeira vez na sua carreira vai ver uma obra sua ser leiloada na famosa Christie’s, em Londres. A peça em questão é “Coração Independente Dourado”, tem uma base de licitação entre os 94 mil e 141 mil euros e esteve exposta em Bruxelas durante a presidência portuguesa da União Europeia, no segundo semestre de 2007. Esta obra da portuguesa não consegue passar despercebida, uma vez que além de muito bonita, que simboliza os tradicionais corações em ouro de Viana do Castelo, mede 3.70 metros de altura por dois de largura.

Joana Vasconcelos sente-se orgulhosa por esta “aventura nova” que pode vir a dar um grande impulso na sua carreira: “É uma grande experiência, mesmo do ponto de vista artístico, ter uma peça exposta ao lado de obras de grandes escultores e pintores como são os autores das obras que vão a leilão na Christie’s”.

É caso para estarmos orgulhosos…

Berlusconi soma e segue


Já não há muitos políticos assim, que sabem o que querem e para onde vão… Sílvio Berlusconi continua igual a si próprio, directo como sempre. Envolto em mais uma polémica (fotografias em Villa Certosa mostram festas em que sexo e poder têm lugar), “Il Cavaliere” desdramatiza a situação e afirma que “são fotos inocentes, não há nenhum escândalo”.

“Sou um matador, um conquistador”, simplifica o primeiro-ministro italiano… Assim se resolvem problemas!!! Apesar de suspeitas de prostituição, do uso indevido de voos oficiais para transportar os convidados, da abertura de uma investigação pela Justiça italiana, até do possível uso de drogas, a tudo isto Berlusconi responde com carácter e personalidade…desculpem qualquer coisa mas não tenho culpa, sou um playboy…

E a opinião pública parece entender…

Os italianos andam contentes da vida, Berlusconi tem 73 anos mas ainda representa…”Não penso mudar, não me arrependo de nada. Sou assim e os italianos querem-me assim…Sentem que sou bom, sincero, generoso, leal e que mantenho as promessas”, resume.

Não é segredo nenhum que “Il Cavaliere” sempre gostou de se rodear de mulheres bonitas mas para os italianos esse facto sempre constituiu um motivo de orgulho…Fossem todos os políticos assim…conquistadores mas verdadeiros…

Música com cheirinho a café


O Delta Tejo está de regresso a Monsanto esta sexta-feira, dia 3 de Julho. O Pólo Universitário do Alto da Ajuda recebe mais uma vez o festival que reúne artistas vindos de países com origens de café.

A animação do primeiro dia do festival fica entregue aos Orishas e Skank, aos Bajofondo Tango Club, Buju Banton e aos Monobloco. Sábado, dia 4, é a vez da brasileira Vanessa da Mata e da banda-revelação portuguesa, Deolinda, de subirem ao Palco Delta para comemorarem o Dia das Mulheres promovido pelo festival. A noite fica completa com as actuações de Sara Tavares e os Bossa Nova. No último dia do festival, 5 de Julho, um dos grandes nomes da música romântica brasileira, Alexandre Pires, promete aquecer os corações do povo português. Nessa noite sobem ainda ao palco principal do festival os Irmãos Verdade, Calypso e NBC.

Mas a música não se fica apenas pelo palco principal. Macacos do Chinês, Per7ume, Orquestrada, Kalibrados e Diego Miranda são alguns dos nomes que darão música nos palcos secundários do festival.

A iniciativa promovida pela Delta Cafés, aposta mais uma vez na sustentabilidade e nas preocupações ecológicas, e aproveita para mostrar a diversidade cultural dos países produtores de café.


Mais informações sobre o Delta Tejo em www.deltatejo.com.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Jobs de volta ao activo


Steve Jobs, o presidente executivo da Apple, está de volta mas em regime de “part-time”. A recuperar de um transplante de fígado, o co-fundador da Apple volta agora mas a sua saúde continua a alimentar suspeitas de que o gestor ainda não esteja completamente reabilitado.


A ausência de Jobs foi colmatada pelo director de operações Tim Cook que durante seis meses conseguiu revitalizar a empresa e fazer face à crise financeira – as acções subiram cerca de 60 por cento e lançaram o novo modelo do iPhone.


Apesar disto, a experiência de Jobs continua a ser fundamental como sustenta Dan Lyons, autor do popular blogue “O Diário Secreto de Steve Jobs”: “A empresa podia ser muito bem sucedida sem Steve Jobs. Eles estiveram bem ao longo dos últimos seis meses. Mas estarão melhor se tiverem Steve a bordo”.

Subscrevo na íntegra…

Nadal tem carreira em risco


Os joelhos do número 1 do ranking ATP podem acabar prematuramente com a sua carreira. Rafael Nadal, de 23 anos, sofre de tendinites nos joelhos há dois anos e desde aí que tenta combater o problema com muito descanso, anti-inflamatórios, fisioterapia e exercícios musculares.

No entanto, os tratamentos parecem não estar a fazer efeito desejado e, de acordo com um especialista em ciência do desporto, o desgaste dos joelhos de Nadal é semelhante ao de um tenista com 33 anos.

Devido a este grave problema, já se fala no ponto final da carreira do tenista espanhol que é considerado um dos melhores de sempre.

Esperamos que seja apenas um fase má da carreira do espanhol, para bem dos apreciadores de ténis.

Não, obrigado...

Fiquei deveras surpreendido quando li o título desta notícia publicada no jornal I “A disfunção eréctil afinal é uma benção para os homens”. Ao que parece um dos maiores pesadelos do homem constitui um sinal de alerta na prevenção de algumas doenças como os ataques cardíacos, diabetes e arteriosclerose…

É o que diz um professor de Urologia da Universidade de Colombia, em Nova Iorque, que afirma o seguinte: “No dia em que um homem tiver uma disfunção eréctil, isso significa que, se mantiver os seus hábitos, terá um ataque cardíaco no espaço de três anos”.

Ridwan Shabsigh, o especialista, adianta que aquilo que é visto como uma vergonha pode a curto prazo prevenir doenças e salvar vidas. “É uma oportunidade de ouro para intervir”, salienta.

Pois…não sei…quanto a mim e apesar de pensar que sim senhor é uma boa notícia, continuo com algumas dúvidas. Penso que continua a ser um preço alto de mais a pagar…

Benções destas dispenso, mas isto sou eu…

Mais um escândalo no futebol português…


Era o que faltava para completar o ramalhete. Depois de suspeitas de corrupção, acusações vindas de todos os lados e violência em jogos de juniores, eis que Fernando Mendes veio deitar mais lenha para a fogueira.

Aquele que é o único jogador que alinhou em todos os clubes portugueses campeões e actual treinador do Olímpico lançou esta segunda-feira um livro onde revela o uso de doping no futebol português e conta episódios em que ele próprio participou.

“Havia jogos em que entrávamos no balneário e perguntávamos: ‘Onde está o ‘milho’’? Pouco depois, aparecia o massagista com uma bandeja recheada de seringas para dar a cada um dos jogadores. Parecíamos galinhas de volta do prato, à espera da nossa vez: obcecados com a poção mágica que nos ajudava a correr mais do que os nossos adversários”, conta o ex-internacional luso.

Este é um pequeno exemplo daquilo que se pode ler no livro intitulado “Jogo Sujo”, uma segunda versão daquilo que estava inicialmente pensado pelo ex-jogador. Mendes diz que a primeira continha nomes, datas e locais, mas que este ficou na gaveta devido “ao clima de medo e censura instalado no futebol português”. Ao longo do livro não se lêem apenas coisas tristes, visto que o percurso profissional do treinador do Olímpico é contado na primeira pessoa.

Fernando Mendes garante que sente que cumpriu o seu dever de denunciar estas situações. Se há muitos a seguirem-lhe o exemplo, não há-de tardar muito que os estádios portugueses fiquem ainda mais vazios.

1ª manisfestação organizada pelo Twitter em Portugal

Ainda há coisas que nos fazem rir mesmo em tempos difíceis…O humorista Pedro Tochas (aquele da Frize, lembram-se?) conseguiu organizar uma manifestação através do Twitter para protestar contra algo que tem atormentado os portugueses nos últimos dias: o tempo

Com tudo o que se tem passado, até o tempo se vira contra nós...perseguição pois claro...

Há que exprimir a revolta...

Madoff condenado a 150 anos de prisão

O responsável pela maior fraude financeira da história, Bernard Madoff, foi condenado a 150 anos de prisão. Madoff, de 71 anos, pediu desculpas às vítimas mas de nada lhe valeu…

O responsável pela mega fraude que lesou mais de 4 mil investidores confessou o seu arrependimento e deixou um lamento “deixo um legado vergonhoso à minha família”.

Caso para dizer que o crime não compensa…

30 coisas que os estudantes de jornalismo podem fazer neste verão

Sabemos que cada vez mais é extremamente importante os jovens estudantes investirem na sua formação, sendo que esta realidade aplica-se em quase todos os quadrantes da sociedade. Num mundo cada vez mais competitivo, só se pode marcar a diferença através da competência.

No que se refere à área específica do jornalismo, a formação é fundamental para aumentar o nível e assim rivalizar com milhares de colegas jornalistas que competem pelo mesmo – um emprego.

Por isso, em vez de passares o verão a fritar ao sol e a trabalhar para o bronze, fica uma sugestão ou melhor 30 sugestões (noticiadas no Ponto Media, um blog jornalístico de referência) do caminho a seguir…

1-Cria um blog e actualiza-o pelo menos duas vezes por semana;
2-Se já tens um blog coloca os posts no twitter: convém que sejam submetidos pelo menos a 20 retweets;
3-Fotografa 100 fotografias com boa qualidade e coloca-as no Flickr;
4-Segue pelo menos 50 jornalistas no Twitter que te retribuirão o Follow;
5-Torna-te parte do projecto Crowdsourcing;
6-Melhora pelo menos cinco entradas no Wikipédia;
7-Cria um Slideshow áudio usando o Soundslides;
8-Filma e edita vídeos de três minutos e publica-o no Youtube;
9-Faz o design de um website a partir do zero através do HTML e CSS;
10-Inicia e mantém uma conta no Deliciouscom 50 links que aches interessantes;
11-Cria um Portfólio on-line;
12-Familiariza-te pelo menos com mais dum estilo de blog (photoblogging, videoblogging, liveblogging);
13-Corta, redimensiona e retoca de forma correcta 50 fotos através de software próprio para edição de fotografias;
14-Inicia e cria o teu próprio Podcast;
15-Cria o teu profile no Linkedin;
16-Aprende a utilizar outro tipo de programação além do HTML (e.g. XML, PHP, MySQL);
17-Cria um avatar e utiliza-o em todos as redes sociais onde tens um profile;
18-Aprende a criar um Slideshow básico em Flash;
19-Subscreve pelo menos 25 blogs que não sejam sobre jornalismo utilizando o RSS reader;
20-Grava, edita e faz o embed, ou seja incorpora, um trecho de áudio de três minutos;
21-Entrevista dez pessoas utilizando um pequeno gravador de áudio que possas segurar na mão;
22-Entrevista dez pessoas e grava a entrevista com uma câmara de filmar;
23-Cria um map mashup através de um ficheiro que esteja em formato CSV;
24-Define os perfis que criaste nas redes sociais on-line para privado, ou então remove qualquer prova ilícita ou algo que te pareça suspeito;
25-Cria um projecto multimédia que incorpore vídeo, áudio e texto;
26-Cria um projecto em Flash que utilize o ActionScript 3.0;
27-Escreve um post e coloca-o no site Digg: convém que seja submetido a 20 duggs;
28-Junta-te ou torna-te membro do grupo Wired journalists;
29-Frequenta workshops sobre multimédia ou então procura formação em conteúdos on-line;
30-Relembra-te a ti próprio(a) o motivo pelo qual queres ser jornalista.

Crise está perto do fim...

Quem o diz não sou eu, mas sim Teixeira dos Santos, ministro das Finanças. A convicção do ministro que os tempos de crise estão quase a terminar deve-se aos índices de confiança que INE divulgou esta segunda-feira (e que já falamos neste espaço no post "Somos pobres, mas somos felizes").

Teixeira dos Santos refere que os sinais dados por empresários e consumidores “são francamente positivos”e que podem indicar que o fim da crise está vista: “Eu recordo que esta crise antes de se acentuar e fazer sentido no nosso dia-a-dia, começou precisamente com deteriorações muito significativas dos índices de confiança… isto quer dizer que estamos a ter sinais de que estaremos, porventura, a chegar ao fim desta crise”.

Esperemos que esteja certo senhor ministro!!!

Ministério da Educação ou do Equívoco?

Vai estranho o estado da educação no nosso país…depois da novela com os professores e da odisseia Magalhães, eis que agora surge mais um capítulo na saga Ministério da Educação vs Federação Nacional de Professores (Fenprof). Segundo noticia o Público, o Ministério da Educação admitiu ter fornecido informação “errada” no que diz respeito ao calendário escolar justificando o incidente como um “equívoco”.

Quem não foi na conversa foi a Fenprof (tinha pedido um parecer sobre o calendário escolar ao qual não recebeu resposta) que acusou o Ministério de mentir deliberadamente e de não ter sido ouvida durante a negociação. Às acusações, o M.E. respondeu desta maneira: “O gabinete de comunicação não mente”.

Fossem todos os problemas resolvidos com esta ligeireza…o gabinete de comunicação não mente logo está tudo bem…começava a ficar preocupado…

O próximo ano lectivo inicia-se entre 10 e 15 de Setembro para os alunos do ensino básico e secundário, segundo o calendário escolar 2009/2010 divulgado pelo Ministério da Educação.

Somos pobres, mas somos felizes


Não é novidade para ninguém que o poder de compra dos portugueses é cada vez menor, mas nem isso consegue fazer com que a felicidade desapareça das nossas vidas. Segundo o estudo Necessidades em Portugal – Tradição e Tendências Emergentes, o povo português é frágil, desmobilizado socialmente e pobre, mas mantém altos níveis de felicidade.

Os resultados da investigação confirmam que um terço da população vive num estado de precariedade e está preocupada com a sua sobrevivência, sendo que 57% dos portugueses têm um orçamento familiar abaixo dos 900 euros.

Não é de espantar que Portugal tenha um dos níveis mais baixos de satisfação com a vida comparado com outros países europeus. Mas no que toca a ser feliz, o povo português encontra-se claramente acima do ponto médio da escala (7.3 pontos em 10).

A crise não parece ter vontade de ir embora e os próximos tempos vão ser difíceis, por isso salve-nos a nossa capacidade de ter um sorriso na cara e a arte do engenho nos momentos de aperto.

O poder da irreverência no jornalismo

O conceituado “GRAND PRIX Paris Match du Photoreportage Etudiant 2009″ foi atribuído a um trabalho jornalístico baseado em pressupostos falsos. A foto-reportagem que pretendia retratar as dificuldades por que passam os estudantes (sendo inclusive obrigados a prostituir-se para pagar os estudos) não era verídica...

No momento de entrega do prémio, os estudantes envolvidos no projecto desmascararam a situação e admitiram que o trabalho desenvolvido tinha como objectivo criticar “o discurso mediático que tem por ingredientes a complacência e o voyeurismo na representação da desgraça humana”...

Um exemplo "feliz" de como ainda é possível ser criativo no jornalismo e chamar a atenção para certas realidades que todos sabemos existir...Mesmo não falando a verdade...

"The Muppets Fado"

Um momento de boa disposição e de inspiração para aqueles que ainda acreditam que o amor quebra barreiras...Mesmo num dia cinzento como o de hoje...

Um momento de genialidade do CENJOR...

Rivalidade ou ignorância?

O jogo de júniores disputado este sábado em Alcochete entre o Sporting e o Benfica, que decidia o campeão nacional, foi interrompido devido a violentos confrontos entre as claques rivais. Aquilo que era para ser uma festa do futebol, foi mais uma vez manchado pela imbecilidade de alguns que preferem marcar a diferença da pior maneira..

Perde o futebol português que mais uma vez dá uma má imagem e um péssimo exemplo aos jovens...Este episódio ameaça agora as relações institucionais entre Sporting e Benfica que neste momento se encontram de costas voltadas..

Resta-nos então o bom senso de alguns e deixar o espectáculo para os verdadeiros artistas...os jogadores...

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Deixem gritar a Michelle...

A jovem tenista Michelle de Brito continua a fazer sensação pelos courts por onde passa. Os elogios à sua garra e forma de jogar são muitos e o facto de ter apenas 16 anos deixa antever um futuro promissor para a portuguesa. Mas a fama de Michelle há muito que deixou de passar apenas pelas suas apetências desportivas… Agora, a única coisa que se fala é dos espectaculares gritos que a moça solta cada vez que a bola sai da sua raquete.

Vamos lá ver uma coisa… ouvir gritos durante um jogo de ténis feminino não é nada de novo e nunca houve o alarido que se gerou à volta da performance vocal da tenista lusa. Até parece que é a primeira a fazê-lo… ninguém tentou boicotar Maria Sharapova pelos seus gritos, mas são muitas as tenistas que ameaçam fazê-lo a Michelle. Será que têm medo de a defrontar?

A miúda tem valor, com apenas 16 anos já chegou onde muitas sonhavam estar e não nos podemos esquecer que Michelle de Brito ainda tem muito para aprender e aperfeiçoar. Os portugueses têm orgulho nela. Na forma como joga, na garra com que enfrenta o desafio… e dos seus gritos. É assim mesmo miúda, o verdadeiro português mostra aquilo que sente. Isto é apenas o início. Ela tem apenas 16 anos e uma margem de progressão enorme. Imaginem como será daqui a uns tempos…

E gritar daquela maneira não é coisa fácil, é preciso talento e trabalhar as cordas vocais. Eu tenho dúvidas se algum dia conseguirei igualar o poder vocal da Michelle, e muito menos enquanto tento jogar ténis ao mesmo tempo. Por isso, meninas ténis por esse mundo fora, vamos lá trabalhar a mente para não se deixarem impressionar por um factor normal de um jogo de ténis. O desporto não é feito apenas de aspectos físicos e talentos… personalidade e boa forma psicológica é imprescindível!!

Michael Jackson - Black or White (Live)


É verdade... chora-se hoje com a notícia da morte do "Rei do Pop" que desaparece aos 50 anos. Com 45 anos de carreira, o artista do moonwalk fez parte do imaginário de muitos jovens que cresceram a ouvir "Thriller", o álbum mais vendido da história..

Para uns único e mítico e para outros polémico e de carácter duvidoso, a verdade é que Michael Jackson (que se preparava para regressar ao activo com uma tournée em Londres) deixa a música pop mais pobre.

Parte o homem, fica o legado...

Ficam aqui algumas reacções de amigos:

Quincy Jones (amigo e co-produtor de "Thriller")

"Estou completamente devastado com esta notícia trágica e inesperada. Quando Michael Jackson nos é tirado assim de repente, com esta idade, não há palavras. Foi um entertainer consumado e o seu contributo e legado permanecerá para sempre."

Madonna

"Não consigo parar de chorar. Sempre admirei Michael Jackson. O mundo perdeu um dos melhores, mas a música continuará para sempre"

Lisa Maria Presley (filha de Elvis e ex-mulher)

"É uma perda enorme a todos os níveis, as palavras falham-me"

Chuck D (dos Public Enemy)

"Jackson provavelmente morreu do coração mas também com a alma partida. Foi vítima da droga que é a celebridade e nunca conseguiu aprender a separar-se dela"

Brooke Shields (actriz e amiga)

"Foi um amigo extraordinário, um artista e uma pessoa que deu muito ao mundo. Junto-me à sua família e amigos para celebrar esta vida incrível"

Justin Timberlake (cantor e seguidor)

"Perdemos um génio e um verdadeiro embaixador não só da música pop mas de toda a música. Tem sido uma inspiração para várias gerações e vou sempre lembrar os momentos que partilhei com ele em palco e tudo o que aprendi com ele"

Slash (ex-guitarrista dos Guns N' Roses e membro dos Velvet Revolver)

"Ele tinha um talento divino"

Liza Minnelli (cantora e amiga)

"Era gentil, genuíno e um homem extraordinário. Foi também um dos maiores entertainers que tivemos"

Steven Spielberg (realizador de cinema)

"Assim como nunca haverá nenhum outro Fred Astaire, Chuck Berry ou Elvis Presley, nunca haverá ninguém que se compare a Michael Jackson. O seu talento, fascínio e mistério tornaram-no numa lenda"

Donna Summer (DJ)

"O seu melhor era perfeito. Michael era uma daquelas pessoas que não parava até atingir a perfeição e continuava para lá dela"

All Sharpton (reverendo em Harlem)

"Muito antes de Oprah Winfrey, muito antes de Tiger Woods, muitos antes de Barack Obama, Michael Jackson foi orgulho para os negros com a sua dança"

Bright Eyes "First Day Of My Life"

É isso mesmo... Este é o primeiro dia deste blog!!! A partir de hoje este vai ser um espaço onde um grupo de amigos vai dar largas aos seus desejos mais íntimos, expressar as suas opiniões, interagir... Enfim... O início de uma relação duradoura..

Assuntos sérios e engraçados, vídeos, imagens e outra coisas mais vão fazer parte do vosso quotidiano a partir de agora. Preparem-se...

Deixo-vos com a banda sonora que este momento exige... SIGA!!