terça-feira, 25 de agosto de 2009

Rir é o melhor remédio


É, não é? Dizem que sim… Segundo os cientistas é efectivamente verdade. Na espécie humana o riso é universal, inato e até catártico. Rimos por contágio, rimos quando estamos nervosos, rimos porque nos apetece, rimos porque odiamos, rimos porque outros riem…O riso está nos nossos genes, logo é normal que o mesmo sirva para libertar a tensão.


Mas a verdade é que sempre desconfiei dos cientistas, de alguns que apelido de “oportunistas da verdade”. Ou de psicólogos, sociólogos e outros acabados em “ogos” que muitas vezes não percebem nada mas são óptimos a perceber o que vêem. Dizem eles que a função social do riso é poderosa a todos os níveis, tanto física como espiritualmente. Alivia o stress, a agressividade e melhora a saúde na medida em que estudos confirmam que quem ri tem menos possibilidades de sofrer ataques cardíacos, hipertensão e outras coisas más.


Desconfio de quem não ri porque segundo os manuais de sociologia esta é uma linguagem compreendida por todos, independentemente da língua ou religião. Uma sonora gargalhada é forte, é positivo. É uma mensagem simples, poderosa e verdadeira. É comunicação, significa: “Isto é uma brincadeira, não te quero fazer mal” ou “Preciso de ti, não quero estar sozinho” ou “Não vale a pena estarmos zangados, somos amigos” ou apenas um singelo “Quero fazer-te feliz porque me fazes feliz”, entre tantas outras coisas.


O riso é um sinal da nossa fragilidade, de uma radical incompreensão do mundo e da impotência perante o destino e consequentemente a morte. E a aceitação de toda essa realidade.


O sorriso é diferente, é de certa maneira ditador, simpático, egoísta, humilde, falso, sincero, confuso ou difuso. É artificial, ambíguo, contido, e sempre dominado. Giro mas não é sempre profundo, pode mesmo tornar-se enganador…


Uma pessoa que sabe rir não consegue, às vezes, parar de rir. As que não riem são normalmente aquelas que riem nas nossas costas, por isso desconfio.


Se queres viver eternamente basta-te rir. Como podemos rir quando só nos lixam? Podemos porque rir é, sem dúvida, o melhor remédio.


Ensaio de alguém sobre o riso:

O que nos faz rir??
Rir para quê??
Rir faz rugas
Rir é um esgar
Rir é emoção
Rir é comoção
Rir aqui, Rir acolá...
Rir é disfunção.
Chega de tanto RIR!!!!
Rir é para os ricos
Rir é não pensar
Rir é um reflexo
Rir é o contraditório de chorar
Mas se assim for para quê me preocupar???
Será que rir também pode ser uma forma de amar?
Sentir a Rir
Rir sem sentir
Rir a amar!!!
Rir, para não chorar,
E chorar de tanto Rir
Rir de paixão ou talvez
Rir de emoção?
A jeito de conclusão só vos posso dizer:
Quem não Ri, não sente
Quem não ama, não Ri E acima de tudo se analisado em detalhe
(Para que nada falhe)
Ser Feliz é saber Sorrir, Rir e Gargalhar!!!

2 comentários:

  1. Rir é o melhor remédio, rir de emoção, de paixão, de amar, para não chorar! É algo que está sempre lá quando a vida ganha significado, quando vivemos e sentimos que estamos vivos!Brindemos ao sorrir =)

    ResponderEliminar
  2. Concordo, sem dúvida...se estamos cá para fazer coisas importantes bem que as podemosn fazer com um sorriso na cara.

    "Rir" é das armas mais poderosas que efectivamente temos e não são tantas quanto isso...Por mim vou rir e rir muito

    ResponderEliminar