
É um novo fenómeno. E interessante. Falo da presença de alguns políticos na Web, nomeadamente nas redes sociais da moda. Obviamente que menciono os políticos mediáticos (aqueles que toda a gente conhece) não os outros que ninguém conhece e que para a opinião pública muitas vezes não existem ou simplesmente não interessam. Mas eles estão lá.
Não existe actualmente partido político ou candidato que não tenha um blogue, um site, o perfil no Facebook ou no Twitter. No Hi5 duvido, talvez um ou outro mais badalhoco. A tendência assim o obriga. Já perceberam (não é preciso ser nenhum génio) que os jovens já não passam horas em frente a uma televisão mas sim em frente a um ecrã de computador a navegar na internet e a interagir em redes sociais.
Na Web tudo é mais democrático logo muito mais difícil para os políticos. A malta jovem já liga pouco à política mas é cada vez mais reivindicativa e inteligente. A internet é o seu mundo e dominam-no perfeitamente. Quero dizer com isto que se os partidos políticos enveredarem por uma estratégia de propaganda ou de promoção das trivialidades do costume estão tramados. A internet tem a sua linguagem específica e também pode ser ditadora…
Os partidos políticos têm a perfeita noção que com brindes e beijinhos nas feiras ou mega comícios já não vão lá (esse eleitorado já eles têm). A festa da parolice já não resulta. Têm de ir buscar votos a outro lado, aos jovens que representam uma grande percentagem dos abstencionistas.
Um conselho: é sabido que a maior parte dos jovens tem uma má opinião dos políticos, é um facto. Aliás, toda a gente tem má opinião dos políticos. O que realmente interessa é deixarem de pregar a missa aos peixes ou de se armarem em pastores e ganharem vergonha na cara e assumirem o que prometem nas campanhas. O Prometer e o Cumprir são indissociáveis.
O problema dos políticos está na génese. É uma questão de carácter. Prometem e levam-nos à lua mas depois não nos ajudam a voltar, a fazer a descompressão…Isto foi bonito e soa bem por isso vou deixar ficar.
Bom, agora vou só ali comentar o perfil do Paulo Portas no Facebook.
Sem comentários:
Enviar um comentário