terça-feira, 28 de julho de 2009

Obrigada pela ideia… mas não!!

Um estudo da Universidade de Salamanca diz que 40% dos portugueses apoiam a ideia da junção de Portugal e Espanha para formar um só país! Parece-me um número expressivo e denota que há um problema de identidade… ou será que estamos fartos de pertencer a este país que, por vezes, se assemelha a uma República das Bananas?

Isto parece muito bonito. Realmente Espanha é um país maior, mais desenvolvido, com um nível de vida acima do nosso, o salário mínimo é o dobro do português… tem tudo para ser um bom negócio para Portugal, não é? ERRADO!!!

Eu gosto de viver nesta República das Bananas. Há coisas que me deixam irritada, como algumas políticas deste governo, do desnorte da oposição que também não nos dá esperança, de estarmos quase sempre em último lugar dos rankings (menos quando o assunto não é abonatório), de termos uma população pobre e analfabeta, e por aí fora… mas somos o país do desenrasca e somos felizes!

Nós portugueses não sabemos viver sem situações de aperto, somos nostálgicos e melancólicos, não nos assemelhamos em nada aos espanhóis. E essa é a primeira razão para eu achar que esta junção não seria uma boa ideia. Portugal e Espanha são dois países com culturas e identidades completamente distintas. De parecido só mesmo o modo de actuar dos machos latinos… Tudo o resto é diferente demais para uma boa convivência dentro de um só país.

Também não estou a ver que mudanças positivas um país ibérico pode trazer para nós. Espanha já é o nosso maior fornecedor, as nossas lojas estão tão cheias de produtos espanhóis como as ruas cheias de lojas dos chineses. Os produtos portugueses iriam continuar ao abandono como já estão há muito…

Somos pobres? Pois somos, mas os espanhóis também tem uma grande percentagem de pobreza, têm tantos problemas sociais como nós e a taxa de desemprego é bem mais alto do que a portuguesa. Isto sem falar que eles têm a ETA, nós só temos a máfia do futebol e a corrupção nos bancos e esses não fazem ataques bombistas.

Para não falar da tristeza que ia ser ver o Benfica lutar para não descer. O português não sabe viver sem a alegria que o Glorioso lhes vai dando…

No fundo, Portugal iria ser mais uma comunidade autónoma espanhola. Mais uma menos uma, a diferença não é muita. A mim ninguém me tira o velho ditado: “De Espanha nem bons ventos, nem bons casamentos”.

1 comentário:

  1. Concuerdo contigo, como dice o ditado español: "Fea, pobre y portuguesa, ¡chupate esa¡

    ResponderEliminar