quarta-feira, 1 de julho de 2009

Crise de criatividade

A crise é geral e atinge também com particular violência o mercado da comunicação…As dificuldades sentidas neste mundo podiam ser objecto de um case studie uma vez que numa era cada vez mais de informação e de interactividade, o crescimento deveria ser exponencial…mas tal não acontece. Porquê?

A conjuntura económica mas não só… ambiente de queda do PIB de 4,5% em 2009 explica que as receitas das empresas diminuam, que portas se fechem, que parceiros externos se evaporem mas não “ataca” o foco do problema! Actualmente as agências de comunicação têm de dar um passo à frente, inovar formas de comunicação que vão de encontro a novas exigências de “novos” clientes, este deve ser o caminho…

Numa esfera concorrencial há que marcar a diferença! E isso já não se faz através dos Media tradicionais ou das velhas fórmulas do jornalismo tradicionalista…sabemos isso, a resposta reside nas relações públicas, na aposta na comunicação digital e na publicidade!!!

A dificuldade em ganhar, ou melhor, manter clientes, a pressão concorrencial, a globalização da informação a isso obriga…resta-nos lutar e acreditar que de facto ainda é possível inventar fórmulas mágicas!

São nos jovens, na minha modesta opinião, que reside a solução. Os jovens dominam actualmente quase todas as ferramentas de comunicação, interagem em redes sociais, têm uma percepção diferente da realidade social. Ao escaparem às velhas mentes, não se deixam formatar…

Sobra-nos a ilusão de que ainda é possível fazer algo…

Sem comentários:

Enviar um comentário