quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Uma nova etapa começa agora

“Ano novo, vida nova”… assim diz o ditado. E embora ainda não seja tempo para comer passas e pedir desejos, muitos jovens portugueses já abriram a garrafa de Champanhe para comemorar a sua entrada na universidade… e aqui sim se aplica o ditado um pouco alterado: “Ano lectivo novo, entrada na universidade e uma vida completamente nova”!

São mais de 50 mil jovens que neste momento estão a viver as primeiras emoções como estudantes universitários. E fala quem já viveu, é uma altura de emoções contraditórias. Sem dúvida que a alegria é dominante, mas também há espaço para a insegurança, para o medo de começar a gerir a própria vida, muitas vezes longe de casa, e sem a comida da mãe e o conforto do lar! Mas é aí que se encontra o maior desafio… a entrada na faculdade não é apenas uma etapa. É aquela fase da nossa vida em que se aprende um pouco de tudo, onde se começa a ser independente, a vislumbrar o futuro com olhos de adulto e acima de tudo, onde se cresce mais num ano do que no resto da vida toda.

O desafio começa com as praxes. Conhecer novas pessoas, percorrer quilómetros a pé, fazer brincadeiras malucas e estar em festas até ao dia amanhecer é uma pequena parte das boas-vindas ao mundo universitário.

Depois da folia, é que se começa a ter percepção do que é a faculdade. Aulas às 9 horas depois de uma noite de festa, anfiteatros com dezenas de pessoas desconhecidas, matéria a potes e carradas de apontamentos e fotocópias. E claro, chegar a casa e não ter o jantar na mesa, a roupa lavada e passada e o quarto arrumado. Ninguém disse que vida de estudante universitário é fácil… tens é de saber gerir os teus momentos.

Ser universitário é ser audaz. Por isso, deixar os amigos, o país e a universidade também faz parte... mas só por uns tempos. Se entrar numa universidade longe de casa já é um grande desafio, fazer as malas e partir à aventura para outro país é um ainda maior. É com os programas de intercâmbio que muitos jovens portugueses aproveitam para conhecer outros países, culturas e línguas.

Entrar na universidade é difícil?! E o que dizer da altura da saída? As despedidas, as responsabilidades a bater à porta e a procura de emprego. Currículos, cartas de apresentação, anúncios de emprego passam a ser parte integrante do jovem!
Numa altura em que a palavra mudança aparece muitas vezes no caminho, nada melhor do que ter um bom parceiro / amigo onde se possa buscar sabedoria, bons conselhos e divertimento. O amigo está encontrado e chama-se UGA.

A UGA trabalha todos os dias para que a vida académica dos jovens portugueses seja a melhor possível. Queremos ajudar na integração, dar informações importantes, ser companheiro de festas e de entretenimento e o braço direito na altura de enfrentar o mercado de trabalho…

Já não falta muito… Junta-te a nós!!!

Nota: Façam o favor de ser felizes, nós queremos ajudar nessa missão...

Sem comentários:

Enviar um comentário