quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O mundo é cruel…mas só para alguns


José Eduardo Moniz não é mais Director-Geral da TVI. O mundo televisivo ficou mais pobre, estou tão revoltado! “Obviamente saio triste”, afirmou na sua despedida. Duvido. Sai contente e com os bolsos cheios, mais concretamente seis milhões de euros e um cargo engraçado na administração da Ongoing. Tristezas destas podiam-me dar que eu não me importava mas isso sou eu que tenho uma perspectiva muito realista e prática das coisas. Na realidade sempre foram 11 anos à frente de um canal de referência “feito pelos e para os portugueses”, como gostava de dizer. Agora vai ter de mudar os hábitos, é sempre complicado.

“O valor da liberdade é o mais importante para qualquer jornalista”, afirmou na sua despedida em resposta a pressões sofridas relativas à linha editorial. Fica sempre bem apelar a um dos valores mais importantes do código deontológico quando ao longo dos anos a TVI violou sistematicamente os outros valores todos…

Mas é preocupante. E agora, como vou fazer para superar esta dolorosa partida? O que vai ser do Jornal Nacional da TVI “um bloco informativo de referência no panorama televisivo”? E aquelas notícias sensacionalistas que tanto gostávamos? E agora quem vai ser o responsável pela “campanha negra” contra o Sócrates? Já não consigo conceber o panorama televisivo sem aquelas festas da TVI (semana sim, semana não) em que se lembram de comemorar alguma coisa qualquer que só mesmo eles davam importância. Mas era um momento televisivo, a festa da parolice, os jornalistas mascarados e em que podíamos gozar com os dotes vocais de alguns…Já não vai haver mais Big Brothers ou Quinta das Celebridades (que saudades que tenho da porca Camila e da Cinha Jardim)? Significa que a TVI vai mudar de estratégia? E mais importante ainda e o que toda a gente quer saber, o que vai ser da Manuela Moura Guedes? Fico com pena, confesso que começo a ficar nostálgico e até um pouco emocionado.

O “capitão Gancho” abandona o barco. Adeus “responsável pela TVI ser líder de audiências”, não é um até sempre é um até logo…Vemo-nos por ai.

Nota: Por favor não leves a Manuela senão isto perde a piada toda.

Outra nota: Rei morto, Rei posto. Quem será o novo Rei?

Sem comentários:

Enviar um comentário