quinta-feira, 2 de julho de 2009

Estarão as pessoas honestas condenadas ao insucesso?

Este post visa essencialmente uma dúvida que me tem assolado ao longo dos últimos tempos…Ainda haverá pessoas trabalhadoras e sinceras, que não “atropelam” as outras e que ainda assim sejam bem sucedidas, tanto financeiramente como socialmente?

Actualmente, não creio… Penso que a sociedade está cada vez mais formatada e direccionada na perpetuação dos poderosos, dos interesses económicos, “jobs for the boys” como dizia o outro… A democracia portuguesa está desvirtuada, já não defende o interesse de todos, a velha máxima de “Todos iguais” perdeu força e foi substituída por “Éramos todos iguais, mas já não podemos ser porque eu sou mais poderoso que tu”.

Ser pobre é condição sine qua non para ser honesto? Uma pessoa íntegra não consegue rivalizar com outras que usam qualquer tipo de meios para atingir os seus fins, isso é certo…

Quase diariamente assistimos a suspeitas e escândalos de riqueza ilícita na televisão( muitas vezes até pessoas que nunca desconfiaríamos), assistimos aos “poderosos” a declararem às finanças metade do que ganham mas nunca são perseguidos. O mesmo se passa relativamente à justiça…Que democracia é esta que permite que os pobres fiquem cada vez mais pobres e os ricos cada vez mais ricos?

Perdeu-se a vergonha toda, já não existe moralidade, respeito. A concertação de estratégias é feita todos os dias numa arena mediática que promove a hipocrisia e o compadrio. Por mim, era uma auditoria a muitas fortunas que andam por aí, quem não deve não teme! Assim pelo menos teríamos uma certeza: ricos mas honestos…

Mas a realidade continua cruel e qualquer dia tiram às pessoas a única a coisa que lhes permite continuar a lutar…o sonho, a ilusão de vir a ser alguém!

Sem comentários:

Enviar um comentário