quarta-feira, 15 de julho de 2009

Época 2009/2010

A nova época futebolista está a começar e impõe-se um post sobre o desporto rei. É a altura certa para fazer uma antevisão do que se poderá passar nos relvados portugueses nos próximos meses uma vez que a pré-época iniciou há pouco tempo.

Comecemos pelo Sporting. Com novo presidente ao leme, os leões partem para esta época com renovadas esperanças na conquista do título uma vez que é quase certo que Miguel Veloso e Rochemback continuam no plantel às ordens de Paulo Bento. Esta dupla de peso promete fazer furor nesta nova época, juntamente com o único reforço garantido até agora, o chileno Matias Fernandez. Com Izmailov no estaleiro durante uns meses e Djaló enamorado e com a cabeça noutro sítio, sem dúvida que temporada leonina promete. Quem parece que poderá estar de partida para outras paragens é o argentino Romagnolli que vai deixar saudades aos adeptos rivais…Julgo que o grande trunfo deste Sporting para a próxima época passa mesmo pela competência de Paulo Bento e pelo prestígio do roupeiro Paulinho.

Quanto aos tetracampeões nacionais, a debandada começou e promete não ficar por aqui. Dois pesos pesados do balneário portista, Lisandro López e o lendário capitão Lucho Gonzalez já foram (curioso transferirem-se para equipas do campeonato francês), outros prometem seguir o mesmo caminho. Quem perde é o tango. Bruno Alves deve rumar para outras paragens, Cissokho deverá estar em depressão (tal como os dirigentes azuis e brancos) mas também deverá estar de saída. Vão-se os craques, ficam os milhões. Contrataram vários jovens futebolistas a actuar no campeonato nacional (quase de certeza que vão “bombar”), um tal de Belluschi, um Falcão (mais um que roubam ao Benfica) e outros que ainda virão acrescentar valor. Pinto da Costa não falha nesta matéria. Nem nas noutras…
Destaque para o abandono do capitão Pedro Emanuel (alguém se lembrou dele?) que deixa o plantel mais fraco…

O Glorioso volta mais uma vez cheio de força e a prometer lutar por todas as frentes. Para já, mais uma vez são os campeões da pré-temporada (não têm culpa que o FC Porto ainda não tenha entrado em campo), têm o Saviola, compraram uns putos (Schaffer e Patric), adquiriram um internacional brasileiro, Ramires, que é craque apesar de parecer que vem só de passagem e a euforia está novamente instalada…Com a presença mítica do Rui Costa e o novo modelo de jogo de Jesus (o treinador), penso que este ano estão reunidas todas as condições para se fazer “Luz”.
Jorge Jesus pode não ser milagreiro, isso é certo. Mas é um facto que percebe a linguagem do futebol e que não vai tolerar manias ou tiques de vedetismo, os jogadores “encarnados” que não trabalharem estão literalmente tramados.

A questão da imagem e da comunicação exterior é responsabilidade de outras pessoas da direcção. Quanto a problemas do “forno” interno, Jesus resolve…

Quanto às outras equipas, perdoem-me mas não têm hipóteses de lutar pelo título. Sorry.


O melhor fica para o fim.

Equipa ideal:

Guarda-redes - Helton
Defesas – Luisão, David Luiz, Maxi Pereira e Fucile
Médios – Ruben Amorim, Raúl Meireiles, João Moutinho, Aimar
Avançados – Saviola, Cardozo

Nota: Dou um prémio se adivinharem de que clube sou.
Nota: A melhor equipa da próxima época (e das outras) é mesmo a formação da UGA. Defendemos, gerimos e marcamos. Ainda não conhecem? Mas vão conhecer…

Sem comentários:

Enviar um comentário